top of page

Minicurso 1 - Analisando o conteúdo genômico de espécies vegetais por citometria de fluxo

A citometria de fluxo é um método utilizado para analisar características celulares, além de partículas biológicas e não biológicas. A partir da extração de núcleos intactos de espécies vegetais, suspensão em solução aquosa e coloração com marcadores nucleares fluorescentes podemos medir o tamanho do genoma de uma espécie. A classificação dos núcleos é realizada segundo a emissão relativa de fluorescência, obtida pela quantificação dos marcadores intercalados ao DNA. Uma vez que a preparação e a análise das amostras são rápidas, quando comparada a outros métodos, a citometria de fluxo de DNA pode ser amplamente utilizada em diferentes abordagens, tais como: triagem e obtenção de resultados relacionados a ploidia de uma espécie, detecção de aneuploidias, avaliação do grau de polissomatia, determinação da via reprodutiva, análise do ciclo celular, estimativa da quantidade de DNA e tamanho do genoma. Neste minicurso, o aluno poderá ter um primeiro contato com os materiais e metodologias utilizados nesta técnica, acompanhando as etapas de extração dos núcleos a partir de diferentes espécies vegetais até a posterior análise comparativa entre os picogramas dos ciclos celulares e a estimativa do tamanho do genoma.

Público: Alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas: 10   Duração: 4 horas  Data: 28 de Setembro (8h - 12h)  Local: Laboratório de Citogenética e Diversidade Vegetal (LCDV - UEL)

Ministrantes: Leticia Maria Parteka, Juliana Machado da Silva, Thamirys da Silva Valentim

WhatsApp_Image_2022-07-07_at_2.02.11_PM-removebg-preview.png

MINICURSO 2 - Elaboração de Primers na Biologia Molecular: uma abordagem teórico-prática

Esse minicurso tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão abrangente dos conceitos fundamentais e das técnicas práticas envolvidas no desenho de primers para aplicação na biologia molecular. Os primers são oligonucleotídeos curtos projetados para iniciar a amplificação de um fragmento específico de DNA por reação em cadeia da polimerase (PCR), eles desempenham um papel crítico em várias aplicações, como clonagem, sequenciamento de DNA, diagnóstico molecular e estudos de expressão gênica. 
Durante o curso serão abordados os princípios básicos da PCR convencional e da PCR quantitativa em tempo real (qPCR), discutindo tópicos como especificidade de primers, temperatura de pareamento, tamanho e localização dos primers e as implicações disso para a eficiência dessas técnicas. 
Na parte prática, os participantes irão aprender a utilizar ferramentas de bioinformática amplamente empregadas para projetar primers de alta qualidade, como o software Primer3, OligoAnalyser, Primer-BLAST etc. Buscando estratégias para evitar problemas comuns, como dimerização de primers e amplificação inespecífica. Além de realizar na prática técnicas de biologia molecular como a PCR e a eletroforese com gel de agarose, evidenciando a importância e a interferência dos primers na eficiência das análises moleculares.

 

 

 

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas: 10   Duração: 4 horas    Data: 29 de Setembro (8h - 12h) 

Local: Laboratório de Citogenética e Entomologia Molecular (LACEM - UEL) e

Laboratório de Bioinformática (LBi - UEL)

Ministrantes: João Antônio Marques Paulino, Jaqueline Fernanda Dionísio, Kátia Fabiana dos Santos

lbi.png

MINICURSO 3 - Investigação das Respostas Celulares: Morfologia Celular por Microscopia de Fluorescência e Análise do Ciclo Celular e Apoptose por Citometria de Fluxo

Minicurso teórico-prático que tem por objetivo apresentar técnicas in vitro para avaliar a morfologia celular com marcadores fluorescentes e, por meio da citometria de fluxo, avaliar morte celular por apoptose e as diferentes fases do ciclo celular de células expostas a xenobióticos.

 

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas: 10    Duração: 8 horas        Data: 29 de setembro (8h - 18h)     

 

Local: Laboratório de Genética Toxicológica (GenTox - UEL) 

Ministrantes: Liana Martins de Oliveira, Luan Vitor Alves de Lima e Matheus Felipe da Silva.

WhatsApp_Image_2022-07-08_at_12.19.22_PM-removebg-preview.png

minicurso 4 - Biologia molecular e imunomarcação proteica: aplicações na pesquisa básica de marcadores tumorais

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo, além de causar grande morbidade aos pacientes e um alto custo ao sistema de saúde. Por estes motivos, cada vez mais busca-se por biomarcadores específicos para cada tumor maligno, objetivando contribuir com diagnóstico precoce, prognóstico e direcionamento terapêutico individualizado.


Neste minicurso teórico-prático serão abordados os contextos teóricos e apresentadas as metodologias utilizadas no estudo de marcadores moleculares para o câncer urogenital masculino (tumores de bexiga e próstata). Começaremos apresentando as formas de obtenção das amostras para, em seguida, expor as técnicas de PCR convencional, em tempo real e de imunohistoquímica indireta, que são utilizadas em nossa rotina laboratorial na investigação de biomarcadores candidatos para estas doenças.

 

 

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas: 10      Duração: 8 horas        Data: 29 de setembro (8h - 18h)     

 

Local: Laboratório de Mutagênese e Oncogenética (LAMON- UEL)

Ministrantes: Laís Capelasso Lucas Pinheiro, Amanda Letícia Francelino, Bruna Cardozo Rodolfo, Isabely Mayara da Silva, Ariane Pereira de Souza e Julia Ayumi Ikeda Kawasaki.

Logo Fundo Branco (1).png

minicurso 5 - Cultura celular em 3D: EMTs no screening de drogas anticâncer

Minicurso teórico-prático onde serão apresentadas diferentes tipos de culturas de células tridimensionais (3D), com ênfase no cultivo de esferóides multicelulares tumorais (EMTs). Os EMTs vem sido utilizados com sucesso para a mimitização de tumores in vitro, possibilitando uma melhor compreensão na biologia de tumores e suas respostas a drogas anticâncer. Na prática, será abordada a técnica para a obtenção dos esferóides (ultra-low attachnment plates) e os principais ensaios utilizados para o screening de drogas anticâncer.

 

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas: 10      Duração: 4 horas       Data: 28 de Setembro (8h - 12h)   

Local: Laboratório de Mutagênese e Oncogenética (LAMON - UEL)

Ministrantes: Andresa Hiromi Sakai e Érica Romão Pereira. 

Logo Fundo Branco (1).png

minicurso 6 - Genômica ambiental e da conservação: de espécies à ecossistemas

O processo de degradação dos ecossistemas vive uma realidade alarmante devido às ações cada vez mais desmedidas no uso das matrizes ambientais (ar, solo e água), assim como dos recursos naturais. Mediante tal situação a biodiversidade, como elemento da manutenção das integridades ecológicas, vive uma crise. Tal crise se caracteriza pela extinção de espécies e perda de habitats, sem que esses táxons sejam reconhecidos pelas práticas de identificação de linhagens evolutivas, sejam estas práticas os protocolos mais tradicionais e/ou de vanguarda. Assim, este minicurso objetiva trazer à luz da discussão os procedimentos de análises de genomas (citogenômicos e moleculares), que vêm se constituindo como reveladores de relações de causa e efeitos entre o uso desmedido das matrizes ambientais e dos recursos naturais vivos, e a perda da biodiversidade, a desconstrução da integridade ecológica e a desqualificação ambiental. Para tanto, abordaremos diversos estudos de caso a fim de inspirar como as informações citogenômicas e moleculares são ricas em diagnosticar e monitorar circunstâncias ecossistêmicas, capazes inclusive de modificar políticas públicas de natureza ambiental.

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas:     Duração: 8 horas    Data: 29 de Setembro (8h - 18h)    Local: Central de salas (CCB - UEL)

Ministrante: Profa. Dra. Monica L. Adam e Prof. Dr. Rodrigo A. Torres

WhatsApp Image 2023-05-31 at 16.11.50.jpeg

minicurso 7 - Técnicas histopatológicas aplicadas ao estudo da matriz extracelular 

A matriz extracelular (MEC) é formada por uma rede estrutural complexa de fibras proteicas e substância fundamental (proteoglicanos, glicoproteínas multiadesivas e glicosaminoglicanos), que envolve e sustenta as células nos nossos tecidos. Além do papel estrutural, a MEC realiza e redula outras funções, tais como: suporte mecânico, barreira bioquímica, comunicação extracelular, funções metabólicas, crescimento, diferenciação e migração celular, entre outras. Atualmente, a MEC de diferentes órgãos vem sendo utilizada na produção de biomateriais acelulares (scaffolds biológicos), sendo imprescindível o conhecimento da sua arquitetura e composição. Assim, esse curso (teórico/prático) tem como objeto apresentar ao ouvinte técnicas e colorações histopatológicas utilizadas no estudo da MEC de tecidos nativos e descelularizados.

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

Vagas: 10 Duração: 4 horas Data: 28 de Setembro (8h - 12h) 

Local: Laboratório de Matriz Extracelular (CCB/UEL) 

Ministrantes: Prof. Dr. Phelipe Oliveira Favaron e Ana Carla Mendonça

Laboratório de Matriz Extracelular

minicurso 8 - Extração automatizada de ácidos nucleicos! Fundamentos e novas fronteiras

Minicurso teórico-prático patrocinado pela empresa Induslab onde serão apresentadas técnicas automatizadas de extração de ácidos nucleicos.

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

 

 

Vagas: 15     Duração: 4 horas     Data: 28 de Setembro (8h - 12h)     Local: Central de Salas CCB - UEL

Ministrantes: Dr. Jayme Nunes de Souza Filho.

logo induslab.png

minicurso 9 - Biomarcadores Genéticos Utilizados em Estudos Ecotoxicológicos

Os recursos naturais dos sistemas aquáticos são utilizados constantemente para diversas atividades humanas, o que provoca forte impacto nas dinâmicas populacionais e intensa geração de resíduos. Dessa forma, as espécies aquáticas estão constantemente expostas a uma série de contaminantes que podem comprometer a saúde dos organismos. Como a contaminação aquática é uma realidade global, os estudos ecotoxicológicos avaliam as alterações biológicas após a contaminação, contribuindo para a elaboração de estratégias corretivas antes que danos irreversíveis aconteçam. No presente minicurso, serão caracterizados os biomarcadores mais utilizados para identificar possíveis danos genéticos causados pela contaminação ambiental e sua aplicabilidade no monitoramento ambiental.

Público: alunos de graduação e pós-graduação. 

 

 

Vagas: 12  Duração:  4 horas  Data: 29 de Setembro (8h - 12h)  Local: Laboratório de Ecofisiologia Animal (LEFA - UEL)

Ministrantes: Caroline Santos, Milena Aparecida dos Santos Silva, Tiago Tomiama Alvim, Vanessa Bezerra,

Willian de Paula Santos

Design_sem_nome-removebg-preview.png

minicurso 10 - Marcadores Moleculares e o uso de ferramentas biotecnológicas para Estudos Genéticos e Melhoramento de Plantas 

Marcadores moleculares são uma importante ferramenta de biotecnologia com ampla aplicação na pesquisa e essas diversas aplicações de marcadores moleculares residem em prover instrumentos para os mais diversos estudos já realizados pela genética clássica. Para o melhoramento genético de plantas, não pode ser diferente! Os trabalhos de melhoramento genético vêm crescendo e atualmente, essas ferramentas têm evoluído rapidamente demandando constante atualização do conhecimento a respeito do tema. Esse curso visa ser luz quanto a algumas aplicações e potencialidades de marcadores moleculares, inclusive marcadores do tipo SNPs, no melhoramento de plantas. O curso será dividido em: Princípios da Biologia Molecular; Estudos com Marcadores Moleculares em plantas; Teoria e Prática com os alunos sobre a técnica de PCR; Marcadores Moleculares do tipo SNPs; Seleção Assistida por Marcadores Moleculares em Programas de Melhoramento de Plantas; Apresentação das instalações e infraestrutura do Laboratório de Biotecnologia do IDR-Paraná.

Público: alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio. 

Vagas: 15  Duração: 8 horas  Data: 29 de Setembro (8h - 18h) 

Local: Laboratório de Biotecnologia - IDR-Paraná

Ministrantes: Angelita Garbossi Silva, Talita Pijus Ponce, Caroline Aryioshi e

Nicollas Gabriel de Oliveira Aprigio.

Laboratório de Biotecnologia Vegetal

minicurso 11 - Apresentação de técnicas utilizando marcadores moleculares na conservação e no estudo da biodiversidade

Minicurso teórico-prático onde será apresentado diferentes técnicas que são realizadas em laboratórios de genética molecular. Envolvendo o preparo de amostras (extração de DNA, reação de amplificação e gel de agarose) e a utilização de marcadores moleculares (SSR e sequenciamento) para investigar o status da diversidade genética em diferentes populações possibilitando a elaboração de projetos de conservação. Com enfoque em peixes e abelhas, os quais são as principais linhas de pesquisa do Laboratório de Genética e Ecologia Animal (LAGEA). 

Público: alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio. 

Vagas: 12     Duração: 4 horas     Data: 29 de Setembro (8h - 12h)

Local: Laboratório de Genética e Ecologia Animal (LAGEA - UEL)

Ministrantes: Analiza Fernanda Cavenagh e Andrey Bergamim Botini.

WhatsApp Image 2022-07-20 at 11.40.40.jpeg

minicurso 12 - Toxicologia da reprodução: modelos in vitro e marcadores moleculares

Neste minicurso teórico serão abordados modelos in vitro utilizados nos principais testes de toxicidade reprodutiva em linhagens celulares derivadas dos sistemas genitais masculino e feminino. Serão evidenciados seus respectivos marcadores moleculares relacionados aos possíveis mecanismos de danos funcionais e morfológicos como viabilidade e morfologia celulares, expressão gênica, síntese de citocinas e hormônios, danos ao DNA, morte celular e estresse oxidativo. 

Público: alunos de graduação e pós-graduação.

 

 

 

 

Vagas: 15     Duração: 8 horas     Data: 29 de Setembro (8h - 18h)   

 

Local: Central de Salas CCB - UEL

Ministrantes: Profa. Dra. Glaura Scantamburlo Alves Fernandes, Angélica Paulina Nunes, Débora Hipólito Quadreli , Giovanna Fachetti Frigoli.

WhatsApp Image 2023-05-31 at 15.58.58.jpeg

minicurso 13 - Identificação humana e análise de paternidade utilizando marcadores de DNA: conceitos e aplicações práticas

A análise de marcadores de DNA possui aplicações variadas na pesquisa genética e investigação forense. Nosso minicurso aplicará uma abordagem teórico-prática para oferecer aos participantes uma visão geral do processo de análise de vínculos genéticos. O curso apresentará aspectos introdutórios sobre marcadores moleculares de DNA, como SSR, SNPs, e marcadores de linhagem Y voltados à identificação humana, bem como sequenciamento, análise automática de fragmentos de DNA e métodos básicos na análise de dados. 

Público: alunos de graduação e pós-graduação. 

Vagas: 15     Duração: 8 horas     Data: 29 de Setembro (8h - 18h)

 

Local: Laboratório de aula prática de imunologia e Laboratório de Paternidade (LEAP - UEL)

Ministrantes: Profa. Dra. Sara Mataroli de Godoy e Prof. Dr. Wilson Frantine-Silva

Laboratório de Paternidade

bottom of page